Processos especiais - cold work

Ao longo da UFCD – Processos Especiais Cold Work aprendemos a aplicar técnicas de furação de precisão, através do processo de expansão que, para alem de garantir a precisão do diâmetro do furo garante também o alívio de tensões de tração concentradas na parede do furo. Este alívio de tensões é gerado por meio da criação de uma zona de tensão residual compressivas resultante da deformação permanente do material. Neste processo são utilizados equipamentos hidráulicos e pneumáticos e bem como mandris e luvas de forma a garantir um alargamento mais preciso. Todo este material é selecionado com rigor e depende do tamanho do furo que se quer criar.
Realizámos ainda um trabalho prático que consistia em fazer uma furação em chapa de alumínio com 8 mm de espessura e de seguida fazer um alargamento de precisão utilizando o mandril. Infelizmente não foi possível continuar com o processo pois não havia material disponível, mas pelo menos tivemos contato com a primeira parte do processo Cold Work.
Inicialmente senti alguma dificuldade em compreender o processo em si pois, até aquele momento, nunca tinha ouvido falar do processo de Cold Work. Porém, há medida que o formador foi dando as aulas, tudo se ia tornando mais claro. Sinto que consegui adquirir os conhecimentos necessários para colocar este processo em prática num caso real.
Para este módulo coloco como evidência o teste de avaliação: