top of page

Processos especiais - prevenção contra a corrosão (revestimentos metálicos e pintura)

A UFCD 5807 – Processos Especiais – Prevenção Contra a Corrosão (revestimentos metálicos e pintura) tem como objetivos expor a importância dos processos de prevenção contra a corrosão, saber identificar e caracterizar as diferentes fases de um processo de limpeza e de preparação da superfície para pintura ou para revestimento metálico, caracterizar os diferentes tipos de pintura, diferenciar e caracterizar os diferentes processos de revestimento metálico, reconhecer as propriedades dos diferentes tipos de superfície, aplicar os processos de limpeza, fosfatização, pintura e revestimento metálico.

 

Este módulo teve duração de 50h, que nos foi dado por dois formadores. As primeiras 25h pela formadora Cristina Parreira e as restantes horas pelo formador António Pelado.

As primeiras 25h foram essencialmente teóricas, onde nos foi ensinado os processos de limpeza de superfícies, tais como: decapagem química, decapagem mecânica, decapagem eletrolítica, o desengorduramento e o shot peening. Foi-nos ensinado também processos de revestimento. Estes podem ser metálicos (galvanização, zincagem e cementação) e não metálicos. Os não metálicos podem dividir-se em orgânicos (pintura) e inorgânicos (cromatização, anodização e fosfatização).

Falamos também sobre a limpeza criogénica. Esta consiste num processo de limpeza não abrasivo em que as partículas de gelo seco são projetadas sobre a superfície a limpar, a uma grande velocidade eliminando a sujidade existente.

Em sala de aula realizámos vários exercícios e em oficina elaborámos um trabalho prático que se baseava no tratamento da superfície de duas peças. Os tratamentos que utilizámos foram o tratamento de uma peça em Alodine e o tratamento da superfície da peça com Chromital.

Relativamente às aulas com o formador António Pelado, estas foram práticas, onde nos foi pedido um trabalho individual cujo objetivo era a limpeza e pintura de uma peça metálica e a pintura da mesma com mais que uma cor. Para tal lixamos a peça para retirar todas as impurezas dando de seguida o primário. Depois de seco, lixamos o primário para regularizar a superfície e iniciámos a pintura dos desenhos escolhidos por nós.

 

Não senti grandes dificuldades na parte teórica e na parte prática as dificuldades foram ultrapassadas à medida que ia fazendo o trabalho pedido. Gostei imenso desta UFCD e, se tivesse hipótese, gostaria de aprofundar os meus conhecimentos nesta área. Gostaria também de destacar a ajuda que os formadores disponibilizaram e que foram fundamentais para o meu sucesso.

 

Para este módulo coloco como evidência o teste de avaliação e uma foto do trabalho de pintura realizado durante as aulas:

 

Instituto do Emprego e Formação

Profissional

bottom of page