Furação de estruturas aeronáuticas

A UFCD – Furação de estruturas aeronáuticas tem como objetivos principais reconhecer o sistema de alimentação e condições de funcionamento de ar pneumático destinado à alimentação de ferramentas pneumáticas; saber regular a pressão devida para cada tipo de ferramenta; conhecer o funcionamento e características dos equipamentos mecânicos, elétricos e pneumáticos utilizados na furação de estruturas; saber reconhecer as diferentes operações de furação. Aprendemos também a utilizar corretamente todas as ferramentas (compassos, riscadores, paquímetros, etc.) de modo a podermos realizar corretamente as devidas marcações.
Furação de estruturas aeronáuticas era um dos temas que não tinha qualquer tipo de conhecimento. Não tinha conhecimento do rigor nem técnicas de furação e nunca tinha agarrado num berbequim.
Iniciamos esta formação com uma pequena introdução teórica. Falámos sobre todos os conceitos e técnicas que envolvem a furação de estruturas e que iriamos pôr em prática nas horas seguintes.
Apesar de iniciarmos a UFCD com teoria, esta foi essencialmente prática e passámos grande parte dela na oficina. De modo a consolidar e praticar os conhecimentos adquiridos, realizámos furação vertical e horizontal com e sem a ajuda do tripé, furando várias espessuras de alumínio. Para tal aprendemos a fazer a marcação das peças utilizando as ferramentas corretas (riscador, compasso, régua, paquímetro), aprendemos o que são as distâncias de bordo e aprendemos a contar o número de paços. Aprendemos também diversas técnicas de pré marcação do furo, tendo a oportunidade de as treinar imensas vezes.
Para a realização de todos os exercícios em oficina foi imprescindível a utilização de EPI’s, sendo estes: calçado de segurança, óculos de proteção, batas e protetores auriculares.
Senti imensas dificuldades na fase inicial deste módulo especialmente no controlo do avanço e em garantir a perpendicularidade do furo. Uma das peças fundamentais na minha evolução foi o meu colega de bancada que me ajudou imenso a ganhar o sentido de perpendicularidade da broca, indicando-me quando eu tinha a mesma demasiado levantada ou demasiado baixa.
Penso que consegui superar todas as minhas dificuldades neste módulo e tudo graças à imensa quantidade de horas práticas que o professor nos disponibilizou e a todos os reparos que me fez. Tenho consciência que a quantidade de furos não foram suficientes para atingir a perfeição porém foram os primeiros passos de uma nova e, espero, longa etapa da minha vida.
Para este módulo coloco como evidência uma foto do trabalho de avaliação realizado durante as aulas: