top of page

Tratamento de metais

introdução

No início da UFCD – Tratamento de metais começámos por aprender sobre os diversos tipos de ligação que ocorrem entre os átomos dos materiais. Estas ligações podem ser: ligações covalentes, ligações iónicas e ligações metálicas. Compreendendo a forma como os átomos interagem entre si iniciámos o estudo dos tratamentos. Estes podem ser divididos: tratamento para alívio de tensões, tratamentos eletroquímicos, eletromecânicos e térmicos.

Aprendemos de seguida a interpretar do diagrama TTT (tempo, temperatura e transformação) também conhecido por diagrama de transformação isotérmico. Este diagrama resume as possíveis transformações de austeniticas, tanto para a conceção de tratamentos térmicos bem como a interpretação das microestruturas resultantes após a mesma .

 

Em contexto prático foi realizado um exercício com a finalidade de consolidar os conhecimentos obtidos durante as aulas teóricas. O exercício consistia na limpeza de duas peças de alumínio, previamente usadas na UFCD de Corrosão, uma através da grenalhagem e a outra usando lixa para de seguida dar-lhe um tratamento com alodine. Este trabalho permitiu verificar a importância de uma boa preparação das peças para assim obter um bom resultado final.

 

Não senti dificuldades nesta UFCD pois já conhecia alguns dos conceitos dados. Gostei bastante da componente prática deste módulo

Para este módulo coloco como evidência o teste de avaliação:

 

Instituto do Emprego e Formação

Profissional

bottom of page