top of page

Noções sobre tecnologia de materiais aeronáuticos

Quando iniciámos esta UFCD pouco conhecia dos materiais usados na indústria aeronáutica e, apesar de o módulo já ter acabado, sinto que o meu conhecimento, apesar de ter alcançado os objetivos, ainda não se encontra no ponto que gostaria. Começámos por ver que tipos de materiais são utilizados na construção de uma aeronave atual percebendo a relação que existe entre a utilização dos metais e dos materiais compósitos. De seguida começamos por nos debruçar sobre os materiais metálicos. Falámos sobre as suas propriedades físicas, plasticidade, elasticidade, dureza, ductilidade, tenacidade entre outras. Claro que todos os materiais têm as suas próprias características, logo tivemos de estudar as características e a aplicabilidade de cada um dos metais bem como das suas respetivas ligas (Aço, Alumínio e Titânio). Tendo adquirido conhecimento sobre os metais chegou a hora de aprender sobre os materiais compósitos mais utilizados na indústria. Falámos sobre os prós e os contras da utilização dos compósitos, estudamos as suas propriedades físicas e químicas bem como os fatores que influenciam as suas propriedades.

Neste ponto senti um pouco de dificuldade pois havia uma grande quantidade de informação fornecida num curto espaço de tempo. Dados os materiais usados na industria aeronáutica passamos para o estudo das técnicas de inspeção de ensaios não destrutivos bem como os princípios físicos associados aos mesmos.

De forma a consolidar os conhecimentos dados em aula fomos divididos em grupos de quatro elementos com o objetivo de fazer um trabalho que falasse um pouco sobre os materiais usados na estrutura dos aviões, no caso do meu grupo, de combate.

Pessoalmente achei que 25 horas era pouco tempo para a quantidade de matéria, no entanto tenho de referir o bom trabalho realizado pelo professor que com o pouco tempo disponível sempre conseguiu disponibilizar todo o tempo do mundo para nos esclarecer todas as nossas dúvidas, munindo-se de informação que partilhou sempre com um sorriso.

Para este módulo coloco como evidência o teste de avaliação:

 

Instituto do Emprego e Formação

Profissional

bottom of page