top of page

Cultura aeronáutica

A UFCD – Cultura Aeronáutica é uma das UFCD’s que mais nos sensibiliza para a realidade da Industria Aeronáutica e que mais nos visa a melhorar a postura enquanto trabalhadores.

Tem como objetivo principal transmitir-nos comportamentos que devemos adotar ao longo das atividades de produção de acordo com os requisitos de cada construção.

Na Industria Aeronáutica existe uma prioridade (fator chave): A Excelência. Só iremos encontrar essa excelência se todos fizerem o seu papel. Seja qual for a função do trabalhador, todos têm um papel fundamental, desde o pessoal mais qualificado ao menos qualificado.

Tendo como principal objetivos a excelência, a Industria Aeronáutica, deverá ter: zero defeitos, zero desperdícios, zero acidentes e zero falhas. A rastreabilidade do processo é extremamente importante e tudo deve ser registado desde o primeiro contacto com o material de produção até à entrega do produto final ao cliente, podendo a qualquer momento saber quem fez o quê, quando e como (permitindo assim que os trabalhadores digam o que fazem, façam o que dizem fazer e provem documentando tudo).

Nesta UFCD abordámos também o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) que busca uma melhoria contínua (KAIZEN). Este ciclo é composto por 4 fases: Planear, fazer, verificar e fazer melhor.

Além de todos os conceitos já referidos falamos também dos 5 S’s: Sentido de arrumação, sentido de organização, sentido de limpeza, sentido de standarização e sentido de autodisciplina. Estes 5 sentidos são essenciais para a indústria aeronáutica pois tornam um trabalho mais fácil, rápido, barato, seguro e simples.

Falámos, também, do programa FOE – Foreign Object Elimination (Eliminação de objetos estranhos). Este programa tem como base a eliminação de objetos estranhos nas zonas de trabalho bem como nas aeronaves visando, desta forma, a prevenção de acidentes e incidentes.

 

Gostei bastante desta UFCD pois a mesma funcionou como um reality check visto que não fazia ideia de como a indústria moderna operava. Apesar de ter gostado não quer dizer que o percurso não foi isento de dificuldades. Achei que havia imensos conceitos novos para aprender que, apesar de todos serem extremamente lógicos, eram complexos. Porém acho que consegui alcançar os objetivos propostos e superar todas as minhas dificuldades.

Para este módulo coloco como evidência o teste de avaliação:

 

Instituto do Emprego e Formação

Profissional

bottom of page