Tribologia

Nesta UFCD – Tribologia, são abordados conceitos muito simples que no entanto são de máxima importância. Foi através desta UFCD que aprendi sobre desgastes e avarias e sobre a importância económica de uma lubrificação correta e contínua, que levará a minimizar o atrito. Aprendi também sobre o estado geométrico das superfícies que, apesar de aparentarem ser lisas, nunca realmente o são por completo, o que podemos comprovar utilizando o rugosímetro.
Relativamente aos tipos de desgaste, podemos dividir em vários grupos: desgaste por abrasão, adesão, erosão, fadiga e corrosão. Para ser feita uma aplicação da lubrificação correta é necessário saber conhecer e reconhecer os tipos de desgaste bem como o atrito a que a peça lubrificada vai estar sujeita.
Já em matéria de lubrificação aprendi as suas propriedades e os tipos de lubrificantes existentes. No entanto a aprendizagem não ficou por aqui, aprendemos também sobre a variação que a viscosidade tem quando o lubrificante é exposto a vários fatores como temperatura e pressão. Falámos também nos aditivos e na sua função (melhorar as propriedades dos lubrificantes).
Não menos importante, foi-nos dado a conhecer a biodegrabilidade dos lubrificantes, assim como a sua toxicidade e a sua reciclagem.
Senti algumas dificuldades nesta UFCD visto até então nunca ter aprendido nada sobre lubrificação. Porém consegui ultrapassar todas as dificuldades graças ao bom trabalho do professor que sempre arranjou tempo para nos explicar bem a matéria e tentou ao máximo mostrar-nos os conceitos na prática.
Para este módulo coloco como evidência o teste de avaliação: