top of page

Gestão da manutenção

introdução

A UFCD – Gestão da Manutenção – Introdução tem como principais objetivos definir manutenção e os vários tipos de manutenção; reconhecer os custos diretos e indiretos da manutenção; planear trabalhos com todos elementos necessários; estabelecer prioridades nas ordens de trabalho; relacionar qualidade e manutenção.

 

Apesar de este módulo não ser muito extenso, os conceitos aprendidos são vitais para o bom funcionamento de qualquer empresa. De início o formador, com auxílio de diapositivos, começou por explicar o que é a manutenção e como esta tem evoluído ao longo do tempo. Portanto a manutenção é o conjunto de ações realizadas durante a vida útil do equipamento, de forma a controlar, manter e repor o seu estado de funcionamento nas melhores condições possíveis com a finalidade de preservar o seu rendimento. Aprendemos também que a manutenção poderia ser dividida em 2 grupos: Manutenção preventiva, cujo objetivo é prevenir a avaria da máquina e Manutenção corretiva que é realizada após a avaria. Falamos também sobre os custos que estão relacionados com a manutenção dos equipamentos. Estes custos dividem-se: custos diretos e custos indiretos.

 

De forma a consolidar os conhecimentos adquiridos foi-nos proposto a realização de um trabalho prático em grupo de duas pessoas. Este trabalho consistia em efetuar um manual de manutenção e a respetiva check-list de um determinado equipamento existente no cento de formação. O manual de manutenção elaborado tinha de incluir as principais características do aparelho, ser de rápida consulta e interpretação. Para tal as indicações de manutenção foram completadas através do uso de fotos.

 

Não senti dificuldades neste módulo e gostei imenso de fazer o trabalho prático proposto. Espero que este venha a ter utilidade para futuras manutenções.

Para este módulo coloco como evidência o teste de avaliação:

 

Instituto do Emprego e Formação

Profissional

bottom of page